Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN ES Atualização
Compartilhe
ASN ES Atualização
Compartilhe

O Espírito Santo Innovation Experience (ESX) atraiu mais uma vez uma multidão à Praça do Papa, em Vitória, neste sábado (15), para conferir as diversas atrações e conhecer as últimas tendências do mercado de tecnologia e inovação. As palestras foram o destaque do dia, lotando a Arena do Conhecimento durante todo o evento.

Especialista em ESG, a jornalista Giuliana Morrone abriu a programação da Arena do Conhecimento com uma palestra sobre como a inovação pode caminhar em direção à sustentabilidade. Na ocasião, ela explicou o conceito de inovabilidade e destacou a importância de as empresas incorporarem a sustentabilidade em sua cultura corporativa.

Na sequência, foi a vez do trio Thiago Júlio, diretor médico da Memed; Gustavo Kuster, fundador e CEO da Neomed; e Marcus Leitão, diretor de Inovação na MedSênior, falarem sobre suas experiências com a criação de startups na área de saúde com a ajuda da inteligência artificial.

Um dos cases apresentados foi o do aplicativo Kardia, criado pela Neomed. Durante a apresentação, Kuster destacou dados sobre doenças cardiovasculares no Brasil: 45,7 milhões de brasileiros são afetados por essas condições, resultando em 400 mil mortes anuais, das quais 100 mil são devido a infarto agudo do miocárdio.

Para reverter essas estatísticas, é necessário que os médicos consigam avaliar o eletrocardiograma (ECG) dos pacientes de maneira mais rápida e eficiente. Foi com esse objetivo que a Kardia foi desenvolvida, um aplicativo que oferece um diagnóstico assertivo por meio de inteligência artificial.

Reinvenção do artista nas plataformas digitais

Para falar sobre streaming e a constante reinvenção de conteúdos nas redes sociais, um trio de peso subiu ao palco da Arena do Conhecimento. O capixaba Odilon Borges, cofundador da agência de entretenimento Atabaque, intermediou o bate-papo com a presença de Pedro Vilhena, gerente de parcerias estratégicas da Meta, e Renato Martins, music manager no TikTok Music.

Especialista em direitos autorais e com passagem por grandes empresas, incluindo a TV Globo, Odilon contou sobre o seu trabalho com novos artistas e os desafios para acelerar suas carreiras no mercado musical. “Diariamente, 120 mil músicas são lançadas nas plataformas de música e entretenimento. Então, como fazer a sua música se destacar? Principalmente para o artista independente que não tem uma grande gravadora por trás. Esse é o trabalho que a Atabaque faz, tanto do ponto de vista jurídico quanto de marketing”, explicou.

Pedro Vilhena, por sua vez, detalhou como funcionam as parcerias dos grandes criadores de conteúdo com a Meta e deu dicas para artistas, empreendedores ou creators promoverem suas marcas nas redes sociais utilizando os algoritmos a seu favor.

“É importante entender que as redes sociais são o lugar do conteúdo autêntico e próximo. Outra dica: a frequência de postagem é mais importante do que a quantidade. É melhor postar três vezes por semana, em dias certos, do que fazer seis publicações em uma semana e nada na seguinte”, exemplificou.

Novas exigências do mercado

O presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Chico Saboya, foi outro grande destaque na tarde de sábado com a palestra “Transformação digital: como se adaptar às novas exigências do mercado?”. Também com plateia lotada, o pesquisador e colunista do UOL, Diogo Cortiz, abordou o uso da inteligência artificial nos negócios.

Chico Saboya: como se adaptar às novas exigências do mercado

Durante sua apresentação, Diogo explicou a origem do termo “inteligência artificial” e como ela já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo, mesmo sem percebermos. Além disso, ele destacou a grande virada de chave da IA com o surgimento do ChatGPT e as implicações do seu uso para as empresas e os profissionais de diversas áreas.

Diogo Cortiz: a inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo

Criatividade e o desafio de fugir do senso comum

Com muito bom humor, o publicitário e head Agência de Bolso, Vinicius Gambeta, iniciou sua palestra ensinando a plateia a tirar um hamster da hibernação. “Agora vocês nunca vão poder dizer que não aprenderam nada na minha palestra”, brincou.

Explicando como a quebra de expectativa pode ser uma estratégia poderosa no marketing e a dificuldade que as pessoas têm de pensar para além do senso comum, Gambeta reforçou a importância do processo criativo para criar campanhas de impacto para o seu público-alvo.

Liderança pelo exemplo

Encerrando a programação da Arena do Conhecimento com chave de ouro, a executiva global Dafna Blaschkauer, ex-diretora da Nike e Apple, falou sobre como a inovação pode transformar a experiência do consumidor, apresentando cases que moldaram as marcas que hoje são sinônimo de inovação no mercado, como a Microsoft, a Nike, a Apple, o Google e a Amazon.

Dafna Blaschkauer: A única possibilidade de se manter competitivo é aprendendo e inovando

Trazendo suas próprias experiências dentro de algumas dessas grandes empresas, Dafna abordou a importância da liderança para manter times focados e produtivos, os riscos que uma empresa assume ao não investir em inovação, além das características que fazem uma empresa ser considerada inovadora.

“Todas as empresas que estão no ranking das maiores têm algo em comum: elas são obcecadas por inovação. A única possibilidade de se manter competitivo é aprendendo e inovando”, destacou.

Após a palestra, Dafna participou de uma sessão de autógrafos do seu livro “Power Skills: As Habilidades-Chave para Destravar Seu Potencial Máximo” no estande da livraria Leitura.

Acessibilidade
O espaço do evento teve acessibilidade para pessoas com deficiência motora, sem degraus e com espaço para a locomoção de cadeiras de rodas e tradutores de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) em todos os painéis. Além disso, o espaço Multissensorial representou um ambiente de descompressão para pessoas no espectro autista, com silêncio, luzes baixas e oportunidade de descanso. E grande parte dos palestrantes e painelistas aderiu à autodescrição, descrevendo suas características físicas e como estão vestidos para as pessoas com deficiência visual.

O ESX é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com patrocínio master do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Vale; patrocínio ouro da Petrobras e Governo Federal; patrocínio prata da ArcelorMittal, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); patrocínio bronze da Prefeitura de Vitória e Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); e patrocínio Café do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob); Caixa e Governo Federal. O evento tem ainda como apoiadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), a Suzano e a EDP.

Chat ESX é criado com exclusividade para o evento
Com uma programação robusta e inúmeras opções de conteúdo, o Sebrae/ES preparou uma ferramenta inédita para manter os participantes atualizados: o Chat ESX. O chat pode ser acessado aqui: cliente.sebraees.com.br/chatesx

O Chat ESX reúne tudo o que aconteceu, com informações sobre todos os espaços, expositores, palestrantes e startups.

ESX 2024 é primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES
O ESX 2024 espelha a jornada do Sebrae/ES no aprimoramento dos eixos ESG. No âmbito ambiental, foi o primeiro evento carbono neutro da entidade, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca, que emitiu certificados de rastreabilidade. Houve gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental. Já no aspecto Social, o evento contou com acessibilidade aos participantes. Quanto à Governança, a realização do evento é transparente e oferece canais diretos à Ouvidoria, além de contar com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade da entidade.

DIA 16

ARENA DO CONHECIMENTO
19h
Como preparar sua empresa para o mercado global
Claire Gunter
Assessora de Desenvolvimento de Negócios da Flippa.com

PALCO ROCKET
18h30
Redes Sociais: Estratégias para um uso Consciente
Luiza Voll | Luciana Mussato | Cristiano Carvalho
Sócia e Diretora Criativa da Contente
Diretora Geral de Planejamento Estratégico da Africa Creative
Diretor Geral na Escola Americana de Vitória

PALCO START
18h30
Como captar recurso para seu projeto de inovação
Fabio Cavalcante | Jardel Ferreira | Elton Moura | William Rospendowski
Coordenador de Mobilização de Empresas da EMBRAPII
Diretor de Inovação do Inova Serra
Diretor de Inovação Setorial da FAPES
Superintendente de Inovação da Finep

TALENTOS DO AMANHÃ

18h15
Espaço Codifica | Desafio LinguaPlay: Talentos do Amanhã no Mundo dos Idiomas
Yazigi
Espaço Conecta | Oficina Robótica com Arduino
CTRL + Play
Espaço Hub Tech | Oficina Meu 1º game no Construct 3
CTRL+Play

18h45
Espaço Arena do Amanhã | Educação do Futuro e competências empreendedoras: um contexto de mudança
Júlia Peterle

19h15
Espaço Codifica | Solucionando problemas, com. Os super poderes dos empreendedores!
Marília e Patrícia Queiroz
Espaço Conecta | Oficina Meu 1º game no Construct 3
CTRL + Play
Espaço Hub Tech | Oficina Robótica com Arduino
CTRL+Play

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas