O primeiro dia do ESX 2025 – Innovation Experience Espírito Santo atraiu quase 7 mil pessoas para a Praça do Papa, em Vitória. O maior evento de inovação do estado contou com a presença de estudantes interessados em tecnologia e inovação, crianças de olho nos robôs que circulavam pelo espaço e empreendedores em busca de novas tendências.

Por todos os lados, é possível interagir com a tecnologia em suas diversas formas, conferindo o resultado de objetos formados com impressoras 3D, óculos de realidade virtual, pequenos robôs jogadores de futebol e um cão robô que interage com os visitantes.
Com palestrantes renomados, como o comunicador especialista nas gerações Z e Alfa, Dado Schneider, e o especialista em inovação, empreendedorismo e startups, Fernando Seabra, os cinco palcos do ESX ficaram cheios de pessoas interessadas no que os palestrantes tinham a dizer.
“Inovação é transformar novas ideias em resultados. Essas ideias podem ser produtos, serviços, processos ou métodos, tudo é válido. A inovação pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo essencialmente colaborativa. Ou seja: é necessária a troca de experiências, precisa haver um conflito, uma dor a ser solucionada”, explicou o autor do best-seller A Mandala da Inovação.
A palestra “Liderar para inovar com IA” de Fernando Seabra aconteceu logo após a abertura oficial, que contou com falas do vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/ES, Carlão, do diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha, do head de Inovação da Vale, Leandro Teixeira, do diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, do secretário de estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini e do governador do estado, Renato Casagrande.
“Sabemos que o ESX é uma experiência bem-sucedida quando vemos o potencial do evento para unir e motivar o ecossistema de inovação como um todo”, pontuou o diretor técnico Pedrinha. “Nessa quinta edição do evento, chegamos à maturidade, com um formato mais fluido e três trilhas de conteúdo para nortear o visitante: Criatividade, Transformação Digital e Sustentabilidade e Inclusão. Baixando o app ESX, é possível acessar o guia dos conteúdos e ter a oportunidade de participar de uma comunidade de inovação capixaba”.
Varejão e Lamas destacaram o reconhecimento que o Espírito Santo vem alcançando como a “Casa do Pesquisador” devido a investimentos contínuos em ciência, tecnologia e inovação. “O estado tem recebido reconhecimento nacional e servimos, inclusive, de modelo para outros estados do Brasil desenvolverem seus próprios ecossistemas de inovação”, destacou o diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Já o secretário Bruno Lamas ressaltou que o “ecossistema capixaba segue firme com ações robustas do governo em parceria com a sociedade e a academia, além de uma ampla rede de parceiros”.
Diversidade e sustentabilidade
Na Arena da Inovação, a palestra “Construindo o Amanhã: Pessoas, Inovação e Futuros Possíveis” fez o público refletir sobre a necessidade de esquecer antigos padrões, repensar e agir para promover um futuro melhor e mais inclusivo. “Precisamos de lideranças que saiam do automático em vez de permanecer na zona de conforto, convivendo com as mesmas pessoas, as mesmas opiniões, as mesmas referências. Só a diversidade de vozes pode ajudar a construir uma sociedade para todos”, afirmou Andreza Maia, co-founder e diretora de influência na Insights Tech.
No Palco Plural, que, como o nome diz, é dedicado à inclusão, demonstrando que a inovação é, sim, para todos, a nova fronteira da longevidade feminina foi discutida com o bate-papo “Empreender aos 50+”. A professora da Faesa, Liana Almeida de Figueiredo, a Supervisora Pedagógica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi), Elda Alvarenga, e a idealizadora do Lab Menos Pausa, Alessandra Baptista Lyrio, debateram os estigmas e limitações atribuídos às mulheres maduras.
Conflito de Gerações
O último conteúdo da noite lotou a Arena do Conhecimento. Com muito bom-humor, Dado Schneider falou sobre o “fosso intergeracional” entre a geração Z e as gerações anteriores na palestra “Conflito de gerações: a gente vai ter que se entender”.

O doutor em Comunicação já sabia há 15 anos que o mercado de trabalho ia ter que se adaptar às novas demandas e prioridades dos jovens. “A geração Z é o grupo mais diferente dos seus antepassados desde os hippies. Antes, os mais velhos ignoravam as mudanças e as demandas dos mais jovens, mas hoje, isso é impossível – o mundo mudou e quem prospera é quem se adapta à nova realidade, mantendo-se atualizado, com a mentalidade jovem, independentemente da idade”, pontuou Dado.
Serviço
ESX 2025 – Innovation Experience Espírito Santo
10, 11 e 12 de julho (quinta, sexta e sábado)
Das 13h às 21h
Inscrições e programação: esx.com.es
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.


