ASN ES
Compartilhe

SebraeLab e Ifes promovem meetup para dar dicas sobre novo edital de incubação de startups

Primeiro edital que reúne vagas para núcleos incubadores da Rede Ifes na capital e no interior, oferece 46 vagas para empreendimentos de base tecnológica
Por Marcella Andrade
ASN ES
Compartilhe

Startups formalizadas interessadas em incubação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) podem começar a se preparar. A instituição abriu edital para empreendimentos de base tecnológica com 46 vagas de incubação residente e não residente em alguns municípios do Estado. Dentro do propósito do Programa de Inovação do Sebrae, o SebraeLab aliou-se ao Ifes para um meetup, que tem como objetivo divulgar detalhes sobre o edital e dar dicas para a submissão de projetos. O encontro online está marcado para o dia 9 de setembro, às 17h.

“Damos mais um passo em direção ao fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba, e ao alcance das metas propostas pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Desta vez, o Programa de Inovação do Sebrae se une ao Ifes num encontro que levará informação a jovens startups que buscam a oportunidade de estar dentro de um dos núcleos incubadores do Instituto. É o primeiro edital dessa proporção lançado pelo Ifes, e o Sebrae/ES apoia essa iniciativa”, salienta o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, que abrirá o evento digital. As inscrições para o meetup devem ser feitas na Loja Sebrae.

A coordenadora geral do edital de incubação do Ifes, Marcela Paes, observa que existe uma demanda reprimida de apoio às startups na Grande Vitória e no interior. “Com o lançamento do edital de incubação em rede do Ifes, disponibilizamos vagas de incubação em todas as microrregiões do Estado. Essas vagas disponibilizadas fora da Região Metropolitana nos possibilitam alcançar os empreendedores do interior (incluindo os municípios não atendidos presencialmente pelos núcleos incubadores), que têm dificuldade de acessar os ambientes de inovação, uma vez que se concentram na Grande Vitória. O formato desse edital unificado no Ifes é inédito, por isso, conseguimos pela primeira vez no Estado abrir 46 vagas de incubação simultaneamente”.

Segundo Marcela, a expectativa da incubadora é que as vagas sejam disponibilizadas periodicamente ou no formato de fluxo contínuo. Para isso serão avaliadas a demanda do ambiente de inovação do Estado e a disponibilidade de vagas de cada núcleo incubador do Ifes.

Durante o meetup, o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, falará aos participantes sobre inovação no Instituto e o ecossistema capixaba, seguido pela coordenadora geral do edital, que dará todos os detalhes sobre a seleção e suas regras. O Sebrae/ES dará orientações sobre aspectos importantes na submissão de projetos para o edital de incubação. Mais informações sobre o edital e as inscrições, que ficam abertas até 29 de setembro, podem ser conferidas na íntegra neste link.

As vagas oferecidas estão distribuídas pelos núcleos de Alegre (4), Cachoeiro de Itapemirim (4), Linhares (4), São Mateus (4), Serra (10), Venda Nova do Imigrante (6), Vila Velha (8) e Vitória (6). O edital estabelece quais vagas são para residentes e para não residentes. Vale ainda ficar atento às áreas de atuação dos de cada um dos núcleos incubadores do Ifes antes de escolher para qual deles irá se inscrever.

Programa de inovação

Sob a chancela do SebraeLab, o Programa de Inovação do Sebrae tem atuado ativamente com iniciativas de fomento ao ecossistema de inovação capixaba. Trilhas, mentorias, meetups, lives e consultorias são algumas das ferramentas que disponibilizadas para esse público. O trabalho tem alcançado resultados positivos, com o protagonismo de muitas das startups apoiadas.

“Nem mesmo a pandemia da Covid-19 nos impediu de continuar nossos trabalhos para apoiar o sistema. O Programa de Inovação do Sebrae tem buscado fazer sua parte para contribuir para a formalização de mil startups em 10 anos, meta da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Temos promovido ações conjuntas com outros atores do ecossistema para estimular a inovação no Espírito Santo”, ressalta Luiz Toniato.

Este ano, 25 projetos ou ideias apoiados passaram em editais dentro e fora do Estado: foram nove apoiados pela Consultoria Elaboração de Projetos de Inovação, que passaram em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); e 16 que alcançaram recursos do Programa Centelha – que oferece recursos financeiros para transformar ideias em negócios de sucesso. Das 25 capixabas inscritas no InovAtiva, o maior programa de aceleração de startups da América Latina, 12 tiveram apoio do Sebrae/ES.

Como membro da MCI, o Sebrae/ES faz parte de um movimento de atores locais que buscam criar condições que estimulem a inovação no Estado. Entre suas principais metas junto à Mobilização estão o apoio à criação de startups, a criação de trilha para pré-incubação de empresas inovadoras, a formação de professores em educação empreendedora, capacitação de alunos, apoio aos empreendedores para a submissão de projetos em editais de inovação, a co-realização de eventos regionais anuais, apoio a startups capixabas na aproximação com investidores e fundos de investimento, entre outras.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Sayonara Lacerda / Karla Monteiro
Marcella Andrade / Gabriela Jucá
Tel: (27) 3041-5613 / 3041-5531
E-mail: [email protected] 
[email protected] 

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.