ASN ES Atualização
Compartilhe

Smart City Curitiba: design urbano e empreendedorismo social são destaques do último dia de visita

Programação abordou discussões sobre a importância de repensar os espaços públicos
Por Marcella Andrade
ASN ES Atualização
Compartilhe

A missão técnica para a Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil, chega ao fim com muito conhecimento e discussões relevantes sobre a importância de repensar os espaços públicos. O assunto, alinhado ao tema do evento, “Reinventando cidades para todos”, foi destaque na apresentação de Luis Romahn, diretor geral da World Urban Parks Mexico, entre outros palestrantes.

Luis Romahn, diretor geral da World Urban Parks Mexico

O painel “(Re)pensando espaços públicos: a chave para uma vida melhor?”, levou a audiência atenta a refletir sobre a importância do design urbano. Mais que espaços para as pessoas se movimentarem pela cidade ou para recreação e lazer, a palestra reforçou que os espaços públicos são o território onde as pessoas se encontram, se expressam, brincam e compreendem os papéis da sociedade. Cidades em todo o mundo vêm adotando soluções públicas de design urbano, de pequena a grande escala, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A palestra reuniu algumas dessas ideias e explorou novas perspectivas sobre o papel dos espaços públicos e a qualidade de vida na cidade.

Em outro espaço, o destaque foi para o empreendedorismo social, e como a gestão pública deve estar preparada para trabalhar projetos voltados para essa temática. O evento reuniu representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil com o propósito de reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas. Como parte do programa Cidade Empreendedora, realizado desde 2021 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), 16 prefeitos e representantes participam de uma missão técnica para a Smart City Expo.

Os chefes do executivo de Vitória, Presidente Kennedy, Alegre, Aracruz, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Fundão, Montanha, Piúma, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Boa Esperança, João Neiva e Ibiraçu, tiveram um dia inteiro de muitas atividades.

Intervenções urbanas

Eduardo Kobra é artista plástico e muralista

Uma das grandes atrações do dia 21 foi a presença de Eduardo Kobra, artista plástico responsável por murais em cinco continentes e uma trajetória inspiradora. Reconhecido internacionalmente por suas obras icônicas que combinam arte urbana e mensagens sociais, o artista plástico e muralista levou sua perspectiva única para o evento, compartilhando informações sobre o papel da arte na construção de cidades inteligentes.

Kobra é conhecido por suas representações vibrantes de figuras históricas e culturais, e seu impacto nos espaços urbanos é evidente. Sua participação no Smart City Expo Curitiba levou grande público à plateia, entre líderes, urbanistas e entusiastas da arte e da inovação. “A arte de rua tem um benefício enorme não só para os artistas, mas também para as cidades em geral. A arte traz harmonia, beleza, sensibilidade e, muitas vezes, mensagens de pacificação, fazendo das ruas um espaço democrático, com um alívio das tensões do dia a dia”, afirma Eduardo Kobra.

Cidades inteligentes

A Smart City Expo é uma oportunidade para que para prefeitos do Espírito Santo conheçam ações e estratégias pioneiras em inovação e empreendedorismo, além de modelos consolidados de governança e gestão pública. O evento reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. O time de palestrantes inclui nomes de vários países da América Latina e os tópicos abordados incluem mudanças climáticas, governança, mobilidade, inovação e transformação digital.

Aplicado em cada um dos 78 municípios capixabas, o propósito do programa Cidade Empreendedora é promover a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. No ano passado, o 3º Ciclo Avaliativo do programa resultou no reconhecimento dos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal. O Cidade Empreendedora conta com apoio do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcella Andrade: (27) 99265-4487 / [email protected]

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Cidade Empreendedora
  • Inovação
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Smart City
  • Smart City Expo Curitiba