ASN ES
Compartilhe

Startup capixaba é selecionada em edital de inovação da Petrobras

Outras 17 empresas brasileiras vão poder utilizar o financiamento de R$ 10 milhões para desenvolver produtos ou serviços aplicados ao setor de óleo, gás e energia.
Por Redação
ASN ES
Compartilhe

Uma empresa capixaba está entre as dezoito startups vencedoras do II edital do programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Mogai atua no setor da inovação e tecnologia desde 1997 e disputou a seleção com mais de 300 empresas inscritas em todo o país. “Estamos muito felizes e orgulhosos. Foi um trabalho grande desde a abertura de edital, passando por todas as etapas. A seleção é muito qualificada e tivemos um apoio muito importante tanto do Sebrae quanto da Petrobrás para avançar com o projeto que oferece uma tecnologia 3D voltada para monitoramento de corrosão e gerenciamento pinturas nas plataformas”, destaca o empresário Franco Machado.

Os selecionados receberão investimentos no total de R$ 10 milhões para serem aplicados no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a companhia, nas áreas de robótica, eficiência energética, corrosão, tecnologias digitais, redução de carbono, modelagem geológica e tecnologias de inspeção.

“Ter uma empresa entre as selecionadas é motivo de comemoração, mas nós queremos mais. O Espírito Santo tem conhecimento técnico e inovador para atender muitos desafios da cadeia produtiva do Petróleo e Gás e gerar mais competitividade no setor. O Sebrae/ES seguirá incentivando a participação de empresas capixabas neste tipo de edital”, explica o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.

O II edital do programa trouxe 54 desafios, em nove diferentes áreas: tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, catalisadores, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologias de inspeção e tratamento de água.

De maior escala, a seleção teve 363 startups inscritas, cem a mais do que a anterior. Trinta empresas foram selecionadas na primeira fase, em julho, e receberam suporte da Petrobras e do Sebrae para refinamento das propostas e dos modelos de negócios. Entre os dias 22 e 23 de outubro foi realizada a última etapa da seleção. Por meio pitches, apresentações curtas, virtuais devido à pandemia, as startups mostraram seus produtos e serviços inovadores para uma banca de executivos da companhia.

“Interagir com startups é uma experiência transformadora, que nos conecta às inúmeras iniciativas para a aceleração da inovação na companhia. Estamos abertos às ideias inovadoras capazes de gerar valor para o nosso negócio e oferecer soluções ágeis para as demandas do setor”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação da companhia, Nicolás Simone.

As startups contarão com a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que suas soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração de valor no curto prazo e inserção competitiva no mercado. Para os projetos finalizados com sucesso, a Petrobras buscará viabilizar a continuidade do seu desenvolvimento, com a implantação e testes em campo de um lote piloto ou serviço pioneiro.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Equipe Pulso

Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

-

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

-