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Três sinais de que a sua empresa precisa inovar

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) elencou três sinais de quando inovar é a principal resposta para a sua empresa.
Por Redação
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Pode parecer um clichê afirmar que “toda empresa precisa inovar”. Mas essa apenas reforça a tendência de que qualquer organização que não se adapte às circunstâncias corre o risco de perder relevância no mercado. As mudanças são constantes, e todo empreendedor reconhece que a transformação faz parte do processo. Porém, sempre há dúvidas em quando e como inovar.

Ao assumir seu próprio negócio, micro e pequeno empreendedores passam por desafios ainda maiores. São tantas demandas para gerenciar no dia a dia que pensar em novas ferramentas e assumir um planejamento de mudanças estruturais acaba ficando sempre para depois. Fora que ao assumir tantas responsabilidades fica difícil identificar as melhores estratégias e como implementá-las.

Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) elencou três sinais de quando inovar é a principal resposta para a sua empresa.

1. Aumento da competitividade

Quando ocorre o aumento da competitividade no mercado, com mais agentes disponibilizando soluções para um mesmo público, é preciso se diferenciar. Em casos como esse, busque conhecer quem são os principais concorrentes no segmento de atuação e identificar quais os grandes diferenciais dos produtos e serviços que você oferece ao mercado. Esse processo precisa levar em consideração as particularidades de cada negócio.

2. Perda de espaço

A perda de espaço no mercado de atuação da sua empresa é alerta de risco na certa. E deixar as coisas como estão só tende a piorar as circunstâncias. A melhor saída é buscar por alternativas capazes de reposicionar a empresa no mercado: pode ser um novo produto, aproximar a marca de outro público alvo, e até algumas mudanças nas estratégias de vendas. Lembrando que todo esse processo requer um estudo sobre o mercado, os principais concorrentes e as diferenças oferecidas pelos produtos da sua empresa em comparação aos demais.

3. Consumidores com novas preferências

É muito comum que os consumidores mudem de preferências com o passar do tempo, sendo muito importante monitorar essas alterações. Nesse sentido, manter a atualização nas estratégias de venda e de captação de novos clientes pode contribuir para não se perder em meio à concorrência. Com a pandemia, por exemplo, muitas empresas conseguiram se fortalecer com as vendas online. Já pensou em fazer o mesmo?

Os três sinais mostram que inovar não necessariamente seja ter uma grande ideia ou criar algo completamente novo. A inovação também pode ser a mudança necessária para que a empresa continue crescendo, acompanhando as tendências do mercado, sempre buscando por um diferencial nos produtos e serviços oferecidos aos clientes.