Terra fértil para várias culturas, o Espírito Santo vem se destacando no cenário nacional como referência quando se trata de produtos reconhecidos por serem característicos de seu local de origem. Estamos falando do socol, da pimenta rosa, de cafés especiais das montanhas, entre outros produtos que conquistaram à chancela de serem destaques por sua Indicação Geográfica, isso se dá por conta dos métodos de produção, dos recursos naturais da região, além da autenticidade do produto.
Para valorizar esses empreendimentos, proporcionar uma experiência turística e impulsionar a economia, o distrito de Pindobas, localizado no município de Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, recebe, entre os dias de 05 e 08 de setembro, a 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024). O evento vai reunir o melhor da agroindústria do Estado, além de outros produtos de várias regiões do País. Os visitantes vão poder conhecer desde o socol, uma iguaria de origem italiana, produzida em Venda Nova do Imigrante, até o café vulcânico, produzido numa área de solo vulcânico, ou seja, uma caldeira de vulcão extinto entre o sul de Minas e o nordeste de São Paulo.
Entre os destaques do evento, podemos citar: experiências com café, túneis sensoriais, experiencias gastronômicas, experiência tropeira, “Casa Nostra”, entra tantas outras, além de divulgar novas rotas turísticas mapeadas nas montanhas capixabas. Na RuralturES, os visitantes vão passar por uma imersão cheia de atrativos, uma vivência completa em um ambiente com a essência do meio rural.
A Feira Estadual de Turismo Rural é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social do Comércio (Sesc).
-
Casa Nostra: primeiro produto turístico do Complexo Pindobas será inaugurado
Vivenciar a cultura italiana por meio de um circuito que passa pela história de 150 anos da imigração no Espírito Santo. Essa é a experiência que o Sebrae/ES vai proporcionar aos capixabas com a inauguração do primeiro atrativo de experiência do complexo turístico de Pindobas, batizado de Casa Nostra, um espaço expositivo que recria uma casa italiana, permitindo aos visitantes uma imersão nos hábitos do dia a dia, crenças, festas e gastronomia.
O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, disse que iniciar este projeto na maior feira de turismo de experiência do Espírito Santo é de extrema importância. “Anunciar a Casa Nostra, nos enche de orgulho. Esse é o primeiro atrativo turístico de experiência ligado à imigração italiana. Esse projeto integra o complexo turístico em Pindobas, desenvolvido em uma parceria firmada entre o Sebrae, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB). Nossa meta é criar o primeiro distrito turístico do Espírito Santo, o que vai conectar hospedagem, entretenimento, lazer, gastronomia, experiências culturais, turismo de aventura e ecoturismo. Este complexo representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento do turismo e atração de investidores para essas áreas,” afirma Pedro Rigo.
Experiência Tropeira: uma viagem ao passado
Os tropeiros eram viajantes que transportavam mercadorias, principalmente gado, por longas distâncias em regiões do Brasil onde não havia estradas ou meios de transporte mais modernos.
Eles conectavam regiões distantes, levando alimentos e outros produtos essenciais para o comércio e sobrevivência das populações locais. Na RuralturES, o visitante vai resgatar a importância desse povo, podendo fazer um passeio de mula em Pindobas, participar de aula-show em que vai preparar carne na lata e arroz tropeiro, e ainda fazer uma expedição participando da rota dos tropeiros que vai sair do município de Aracruz em direção a Venda Nova do Imigrante, refazendo o caminho dos imigrantes e comemorando os 150 anos da Imigração Italiana.
Fortalecimento do turismo de experiência no Espírito Santo
A instalação do Polo Sebrae de Turismo de Experiência em Venda Nova do Imigrante amplia a oferta turística local e coloca o Espírito Santo como referência nacional no segmento. “O Polo tem como premissa a construção e disseminação de conhecimento sobre o turismo de experiência, estabelecendo parcerias estratégicas e promovendo a formatação de novos produtos turísticos em todo o estado”, explica Renata Vescovi. “Serão cerca de 60 novas experiências, fortalecendo o turismo de forma abrangente.”
Impacto econômico e desenvolvimento local
Desde sua primeira edição, a RuralturES tem desempenhado um papel importante na economia local, atraindo visitantes de todo o estado e de outras regiões do Brasil. “O aumento do fluxo de visitantes impacta diretamente a ocupação nos hotéis e pousadas, que no período da feira chega a 100%”, ressalta Vescovi. “A feira também impulsiona os restaurantes, cafés e a comercialização de produtos da agroindústria, além de gerar negócios durante e após o evento.”
Programação diversificada e entrada gratuita
A 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural contará com uma programação variada que vai de clínicas tecnológicas para produtores de café a workshops e aulas-show sobre métodos de preparo de cafés especiais. O evento é gratuito e promete atrair turistas, produtores e entusiastas da cultura rural, consolidando-se como um espaço de troca de conhecimentos e celebração das tradições capixabas.
Saiba Mais:
4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) – Entrada gratuita
Data: 05 a 08 de setembro
Local: Fazenda Pindobas – Rod. Pedro Cola, 9 – Venda Nova do Imigrante – ES.
-
Quinta-feira (05 de setembro)
Horário: 16 às 22h
16h – Recepção influencers – Bate papo apresentação do espaço
16h – Início das Torras de Cafés
16h30 – Aula-show: “Como preparar meu café especial em casa”
17h – Mini Curso de Classificação física de cafés
18h – Oficina Métodos de Preparo
18h – Entrega dos Prêmios do Concurso Fotográgico: “Olhares dos Moradores das Montanhas Capixabas” – No espaço Montanhas Capixabas
19h – Solenidade de abertura
16h às 18h – Clínica tecnológica para atendimento aos produtores de café
16h às 22h – Demonstração de equipamentos de pós-colheita de café
-
Sexta-feira (06 de setembro)
Horário: 16 às 22h
16h – Recepção Operadoras de Turismo Braztoa
16h – Início das Torras de Cafés
16h30 – Oficina métodos de cafés especiais
17h – MiniCurso de Conhecendo melhor a bebida café
18h – Aula-show: “Como preparar meu café em casa”
16h às 18h – Clínica tecnológica para atendimento aos produtores de café
16h às 22h – Demonstração de equipamentos de pós-colheita de café
-
Sábado (07 de setembro)
Horário: 14 às 22h
10h – Início das torras de cafés
10h30 – Minicurso Conhecendo melhor a bebida café
12h – Oficina métodos de cafés especiais
15h – Aula-show: “Como preparar meu café em casa”
18h – Oficina métodos de cafés especiais
14h às 18h – Clínica tecnológica para atendimento aos produtores de café
14h às 22h – Demonstração de equipamentos de pós-colheita de café
-
Domingo (08 de setembro)
Horário: 10 às 18h
10h – Início das torras de cafés
10h às 16h – Demonstração de equipamentos de pós-colheita de café
10h30 – Oficina métodos de cafés especiais
12h – Cupping cafés do ES
15h – Oficina métodos de cafés especiais
18h – Encerramento
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.