Iniciativa voltada para capacitar representantes de micro e pequenas empresas que atuam no mercado B2B – modelo de negócios em que as transações ocorrem entre empresas -, a Imersão Sebrae teve sucesso de público em sua primeira edição. Realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) nesta quarta-feira (29), a imersão reuniu cerca de 150 empresários durante um dia intenso de programação com palestras, dinâmicas, atividades práticas focadas em estratégias comerciais, posicionamento de marca, inteligência artificial aplicada aos negócios e gestão de vendas.
Nomes de peso do segmento de vendas como Thiago Concer, Floriano Schneider e Roberto Roehrig, levaram 10 horas de conteúdo para os participantes. Logo na parte da manhã, uma oficina foi conduzida pelo empreendedor Floriano Schneider, CEO do Grupo Colmeia e autor do livro Todos Somos Vendedores. Com foco na estruturação do processo comercial e no papel da gestão de inside sales, Floriano reforçou a importância do planejamento e da rotina de vendas para ampliar resultados e construir relacionamentos consistentes com clientes.
A programação seguiu com conteúdos aprofundados sobre oportunidades do mercado B2B e estratégias de diferenciação. Um dos destaques foi a apresentação de Denis Ferrari, que demonstrou, com exemplos práticos em seu próprio perfil no LinkedIn, como a Inteligência Artificial pode ser integrada ao cotidiano das empresas:
“A inteligência artificial não vai te substituir, mas ela pode ser o seu melhor funcionário, o copiloto seu e de toda a sua equipe, potencializando a sua forma de pensar e as ferramentas que você usa no dia a dia”, destacou.
Já Tomás Scopel, CEO da VPx, apresentou um case aplicando o uso do LinkedIn e da inteligência artificial às vendas da própria empresa. “O LinkedIn é um grande motor de aquisição para gerar leads com eficiência e, graças à IA, é possível criar um processo sólido de vendas com base em abordagens por mensagens na rede, garantindo assim mais segurança e previsibilidade nesse processo”, defendeu o empresário. Ao final de sua apresentação ele destacou a importância do ticket do produto para a decisão do processo comercial, deu dicas de estratégia comercial alocando o melhor ROI (Retorno sobre o Investimento) e incentivou a prática do follow-up com clientes perdidos.
Comportamento de consumo
Outra apresentação marcante foi conduzida por Roberto Roehrig, que trabalhou o conceito de análise estratégica de carteira de clientes, incentivando os participantes a refletirem sobre o comportamento de consumo de cada empresa atendida.
“O que esse cliente está comprando da gente atualmente? O que ele me comprava e não compra mais? E o que ele nunca me comprou? Muitas vezes não é a gente que vende: é o cliente que vai lá e tira o pedido. No B2B o jogo é outro”, ressaltou.

Thiago Concer, conhecido como o maior especialista em vendas do Brasil, fechou a programação com estratégias para vendas consultivas e fechamento de negócios com intenção clara desde o primeiro contato com o cliente. “É preciso ter seu propósito e seu alvo bem definidos, sabendo priorizar os clientes dispostos a gastar mais com o seu produto. Não adianta ter 70% do faturamento composto por clientes que só compram barato. Um dos primeiros passos para um negócio mais lucrativo é justamente selecionar para quem você quer vender e para quem não quer vender”, revelou.

Além do conteúdo, cada participante da imersão recebeu materiais com orientações, além de uma mentoria individual on-line com consultores especialistas, com um encontro de duas horas para aprofundar o aprendizado e estruturar ações práticas personalizadas para o próprio negócio.
Everton Rocha, da Attento Corretora, destacou o ganho de profundidade: “Eu já tinha conhecimento das ferramentas de forma geral, o bom dessa imersão é o aprofundamento com exemplos práticos que ajudam a pensar em como aplicar para vender melhor.”

Julio Cesar Kaike, da Ekipar EPI, também reforçou a importância da aplicabilidade: “As ferramentas de vendas, aliadas ao poder da IA, entregam o conhecimento necessário para que a gente consiga tirar um tempo em casa e analisar melhores formas de alcançar os resultados”.
Já as profissionais de marketing Luiza Stefanini e Fernanda Izoton saíram da imersão com novas perspectivas: “As ferramentas apresentadas na prática ajudam a trazer para a realidade. Recebemos prompts valiosos que são o caminho das pedras para preparar o LinkedIn e torná-lo mais atrativo”, comentou Luiza.
“Eu já utilizava algumas ferramentas, como a Perplexity, mas tive novos insights de prompts para orientar a IA de forma mais assertiva”, acrescentou Fernanda.
Próxima edição confirmada
Diante da alta procura e adesão, o Sebrae/ES já anunciou a segunda edição da Imersão Sebrae, que será realizada no dia 24 de fevereiro de 2026.
“A primeira edição foi um sucesso. As vagas se esgotaram rapidamente e vimos interesse em promover uma segunda edição para quem não conseguiu participar. Serão 10 horas de conteúdos práticos, conexões e networking”, afirma a gerente da Unidade de Gestão de Credenciados do Sebrae/ES, Marceliy Bridi.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

