O setor de turismo tem ganhado cada vez mais relevância na economia capixaba e os pequenos negócios ocupam papel estratégico nesse cenário. Para apoiar o público específico, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) oferece uma série de soluções que vão desde a estruturação de ideias até a melhoria da gestão e dos serviços.
De acordo com Jessika Tristão, gerente interina da unidade de portfólio do Sebrae/ES, a instituição tem ferramentas aplicáveis a diferentes fases do negócio. “Oferecemos desde planos de negócios e modelagem para quem está começando, até consultorias de boas práticas de higiene e segurança dos alimentos para o setor de alimentos e bebidas, comunicação visual, redução de desperdício na cozinha e turista oculto, dentre outros”, explica.

Os empreendedores interessados podem acessar a vitrine de soluções de turismo pelo link https://es.loja.sebrae.com.br/vitrine-turismo.“A nossa vitrine reúne as principais ofertas voltadas para o setor, de forma acessível e prática”, destaca Jessika.
Um dos diferenciais do atendimento do Sebrae é a possibilidade de personalização conforme as demandas do negócio. “A depender da necessidade do cliente, o Sebrae/ES pode avaliar formas de customização, de modo que o atendimento fique totalmente aderente ao que o negócio precisa”, afirma a gerente. Esse cuidado permite que cada empreendedor encontre soluções específicas para os desafios do seu território e segmento.
Para quem busca crescer no mercado, Jessika orienta estar atento às tendências e investir na experiência do cliente. “Observar o que está acontecendo no mundo e no entorno do seu negócio pode gerar boas ideias e antecipar movimentos. Encantamento, atenção aos detalhes e uma boa prestação de serviço fazem toda a diferença”, garante.
O Sebrae/ES também tem atuado fortemente na digitalização dos pequenos negócios, oferecendo treinamentos, eventos, missões e parcerias estratégicas que ampliam as oportunidades do setor. A presença digital e o uso de ferramentas de gestão são estimulados como formas de fortalecer o ambiente de negócios no turismo.
Erros comuns de empreendedores de pequenos negócios
O setor de turismo é desafiador sim, porém ainda há erros comuns sendo cometidos por parte de empreendedores iniciantes. A falta de profissionalismo no atendimento ao cliente, por exemplo, pode ser um dos principais fatores apontados para o insucesso de um empreendimento. A baixa capacidade de identificar oportunidades de melhoria nos negócios e nos territórios e até mesmo a inércia, a falta de vontade de sair da zona de conforto, é outro ponto a ressaltar.
A busca por capacitação, atenção à qualidade do serviço, visão estratégica e a planejada autoanálise são fatores essenciais para diminuir ou até evitar esses erros e garantir um desempenho mais competitivo no mercado.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br
–
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.