ASN ES Atualização
Compartilhe

Turista busca criar memórias e mergulhar na cultura do destino, diz estudo

Sebrae/ES está investindo em pequenos negócios do turismo, que representam mais de 95% das empresas ativas do segmento
Por Ludmila Azevedo
ASN ES Atualização
Compartilhe

Os empreendimentos de turismo estão em crescimento no Espírito Santo, abrangendo uma grande diversidade de negócios como bares, restaurantes, artesanatos, agências de viagens, serviços de transportes, campings e hospedagens. De acordo com o Relatório de Dados do Segmento de Turismo do Sebrae/ES, atualizado em junho 2024, o turista que viaja pelo Espírito Santo deseja escapar da rotina e viver algo fora do cotidiano, experimentar novos sabores, mergulhar em culturas genuínas, envolver-se com a comunidade local e, principalmente, criar memórias, aprendendo e experimentando coisas novas e sentindo emoções únicas ao longo das viagens.

Para que os negócios do estado estejam preparados para receber esses visitantes, que estão cada vez mais bem informados e mais exigentes, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) está investindo na capacitação dos empreendedores e na concentração de atendimentos presenciais para o setor.

“A partir deste ano, os empreendedores da cadeia do turismo no estado estão recebendo atenção especial do Sebrae/ES, com 40% do atendimento presencial destinado a esses negócios. Além disso, nos próximos três anos, vamos investir um total de R$ 80 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte nesse segmento. Acreditamos que o turismo tem um enorme potencial para se transformar em uma das principais matrizes econômicas do Espírito Santo”, ressalta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Alguns números significativos do Relatório de Dados do Segmento de Turismo demonstram a expressividade dos pequenos negócios para a atividade no estado. Atualmente, das 59.824 empresas ativas nesse segmento no Espírito Santo, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Em relação às pessoas ocupadas no setor, 80% atuam em micro e pequenas empresas, enquanto os outros 20% atuam em médias e grandes empresas.

A região metropolitana tem o maior número de empreendimentos da cadeia do turismo, com 29.895 negócios. O nicho dominante é o de alimentação – mais de 70% das empresas ativas no segmento no estado atuam no ramo de alimentos.

Confira o estudo completo com os dados do Relatório de Dados do Segmento de Turismo aqui.

Iguarias capixabas

Dentro desse ramo, os cafés especiais são verdadeiras joias do Espírito Santo, com grande número de propriedades no interior. Em Nova Venécia, no noroeste do estado, o Maritacas Coffee está sendo desenvolvido como um verdadeiro ponto de experiência do cliente, que logo poderá ter contato com o café desde o plantio, passando pelo processo de produção até a degustação. “Após a conclusão das obras no nosso espaço, os turistas terão a oportunidade de escolher os grãos que serão torrados na hora e provar o café selecionado diretamente da propriedade”, explica o empreendedor Guilherme Oliveira.

A Maritacas Coffee, marca de café especial, está se transformando em experiência turística no interior

Com a consultoria do Sebrae/ES, Guilherme teve apoio para o desenvolvimento da loja on-line e do site do Maritacas Coffee. “Além disso, a consultoria em turismo de experiência vai nos ajudar a iniciar nossas atividades nessa área em nossa propriedade, oferecendo aos visitantes uma experiência única relacionada ao nosso café”.

Clientes que compram o café têm o desejo de conhecer a propriedade e a produção

Ele explica que a principal demanda pelos cafés especiais vem de fora do estado. Além disso, a vivência especial está sendo preparada porque Guilherme identificou que os clientes têm o desejo de conhecer a propriedade e o processo de produção.

Territórios a serem desbravados

E você sabia que, em Viana, não havia opções de restaurante aos domingos? Percebendo essa oportunidade, Flávio Pimentel abriu seu restaurante, o Vista da Mata, que abre todo domingo das 11h às 15h. “É um restaurante de comida caipira, servida no fogão a lenha. Pessoas de Viana e de outros municípios do estado vêm conhecer o local, cercado pela natureza”, disse o dono, Flávio Pimentel.

O local, um casarão localizado no bairro Ribeira, abriga ainda uma adega com rótulos selecionados, além da Cervejaria Indomável, com a cerveja produzida e servida no local. Tudo isso cria uma atmosfera única que atrai famílias para conhecer o restaurante.

Lembranças para turistas e para capixabas apaixonados pelo ES

Outros modelos de negócio trazem o artesanato com características únicas do Espírito Santo, como gírias, objetos e pontos turísticos. Na região metropolitana, a C410 tem produtos com o DNA capixaba, apresentando opções modernas e presenteáveis. A proprietária, Taiane Lima, conta que a criatividade das coleções e o uso dos pontos turísticos do estado são sucesso tanto entre turistas quanto entre moradores do estado.

“Como temos seis pontos de venda em seis hotéis de Vitória, a loja desperta o interesse dos turistas, que consomem bastante nossos produtos, mas também há muitos capixabas que viajam para outros estados e querem presentear alguém, ou mesmo mostrar o orgulho de ser capixaba com as nossas estampas”, relata Taiane. “Os produtos mais vendidos são o ímã de geladeira e caneca, com a palavra ‘Capixaba’, incluindo os pontos turísticos, e com a estampa do convento, que se tornou referência no estado”.

Ímã de geladeira com pontos turísticos capixabas é um presente bastante procurado na loja C410

A principal loja física fica na Praia do Canto, com estacionamento para os clientes, e a C410 ainda tem outros pontos de venda na capital. O cliente também pode comprar on-line pelo link que está na bio do perfil da loja no Instagram, @c410capixaba. Segundo ela, o objetivo ao criar a marca era explorar um nicho que já existia, porém, com uma outra visão. A pegada moderna e colorida faz as pessoas desejarem os produtos que têm a cara do estado.

Caneca da loja C410 Capixaba

Glossário de pequenos empreendedores do turismo no Espírito Santo

C410 Capixaba
Artesanato que inclui canecas, ímãs, chaveiros e marcadores de página com ilustrações modernas e exclusivas de pontos turísticos capixabas.

Acesse: @c410capixaba

Capitão Redighieri

Localizada em Santa Teresa, a marca produz chocolates com alto teor de cacau. Há ainda outros produtos à base de cacau, como cervejas e destilados.

Acesse: @capitao.redighieri

Cervejaria Indomável/Restaurante Vista Da Mata

O casarão, localizado em Viana, abre aos domingos e funciona como restaurante com fogão à lenha, cerimonial e cervejaria.

Acesse: @vistadamatarestauranteoficial

Cervejaria Piabier

Há cerca de 10 anos, a cervejaria funciona em Piapitangui, Viana. A localidade é repleta de belezas naturais, e recebe pessoas apaixonadas pelo contato com a natureza.

Acesse: @cervejariapiabier

Maritacas Coffee

A propriedade em Nova Venécia produz café conilon especial. É possível comprar o produto na loja on-line e, logo, o turista poderá visitar a fazenda para uma vivência incluindo o plantio do café, escolha dos grãos e degustação.

Acesse: @maritacascoffee

Pousada Altoé

Localizada em Venda Nova do Imigrante, a Pousada Altoé é conhecida pelo ambiente bucólico e aconchegante no coração das Montanhas Capixabas.

Acesse: @pousada.altoedamontanha

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Artesanato
  • cervejaria
  • experiência
  • Gastronomia
  • investimentos
  • Pequenos negócios
  • Sebrae
  • Sebrae/ES
  • Turismo