ASN ES Atualização
Compartilhe

Geração de empregos por micro e pequenas empresas do ES
apresenta crescimento em fevereiro deste ano

Dados são referentes ao comparativo do mês de fevereiro deste ano com o mesmo período do ano passado
Por Marta Moreira
ASN ES Atualização
Compartilhe

O volume de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas capixabas (MPEs) entre janeiro e fevereiro deste ano apresentou crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, conforme estudo realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) a partir de dados gerados pelo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o levantamento, foram abertos 3.934 novos postos de trabalho no primeiro bimestre do ano contra 3.571 no mesmo período do ano passado. O aumento na quantidade de empregos gerados pelas micro e pequenas empresas capixabas também é percebido se analisarmos isoladamente o mês de fevereiro. No ano passado, houve o registro de 2.088 novos postos de trabalho, enquanto neste ano, as novas oportunidades chegaram a 3.144 no mesmo mês.

As micro e pequenas empresas capixabas ligadas ao setor de Serviço geraram 2.792 novos postos de trabalho em fevereiro deste ano. Crédito: Divulgação

O estudo apontou ainda que as micro e pequenas empresas capixabas ligadas ao setor de Serviços foram as que mais geraram oportunidades de emprego em fevereiro deste ano, com uma oferta de 2.792 novos postos de trabalho. O Comércio, por sua vez, aparece na segunda colocação, com 241 novas vagas, seguido pela Agropecuária, com 150, em terceiro lugar.

Ao ampliarmos o foco para a escala nacional, as micro e pequenas empresas brasileiras foram responsáveis pela geração de 247.753 novas vagas em fevereiro deste ano, volume superior ao gerado pelas médias e grandes empresas do país no mesmo período, que chegou a 147.971 novos postos de trabalho.

As oportunidades de trabalho criadas pelas micro e pequenas empresas do Espírito Santo nos dois primeiros meses deste ano – um total de 3.934 -, ultrapassaram o volume ofertado pelas médias e grandes empresas capixabas (MGEs), que bateram a marca de 2.677 novos postos de trabalho.

“As micro e pequenas empresas são parte essencial da engrenagem da economia. Prova disso é que os pequenos negócios seguem como os grandes geradores de empregos não só no Espírito Santo, mas no Brasil de forma geral. Os resultados apresentados pelas micro e pequenas empresas capixabas nos dois primeiros meses do ano refletem isso, demonstrando que temos um ambiente de negócios produtivo e em crescimento contínuo”, explica o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / rogeria.gomes@p6comunicacao.com.br

Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / ludmila.krepe@p6comunicacao.com.br

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • Caged
  • Micro e Pequena Empresa
  • Micro e Pequenas Empresas
  • Pequenos negócios
  • Sebrae/ES