Nove de dez empreendedores capixabas que ingressaram nas vendas online escolheram o WhatsApp como principal ferramenta. A plataforma divide espaço com o Instagram e o Facebook entre as redes sociais mais usadas. E tem mais: 83% dos entrevistados já aderiram ao Pix para realizar as vendas.
“Os consumidores estão nas redes sociais. Logo, todas as ferramentas, quando bem usadas, podem trazer benefícios para o empreendedor. Quando ele consegue entender em quais redes estão concentrados os clientes, e também as funcionalidades de cada rede, é possível definir campanhas e trabalhar de maneira segmentada, alcançando com mais facilidades aquelas pessoas que se converterão em vendas”, avalia a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.
A aceitação pelas vendas online iniciou com as necessidades apresentadas a partir da pandemia. Os períodos de isolamento social, associadas às medidas de prevenção e proteção ao coronavírus, transformaram a internet como única alternativa possível para muitos empreendedores.
Segundo a Pesquisa de Impactos da Pandemia nos Pequenos Negócios, apenas 42% dos empreendedores utilizavam essas ferramentas antes de 2020. Recentemente, esse número saltou para 69%.
“Os empreendedores precisaram aprender de forma rápida a utilizar as ferramentas digitais e, com o passar dos meses, entenderam que além de manterem os clientes, podiam ampliar os seus alcances. A pandemia acelerou este processo e fez muitos empreendedores se capacitarem para atender e vender de forma mais adequada”, pontua a analista.
Para melhor contribuir no uso da ferramenta, o Sebrae/ES aponta cinco dicas de como aproveitar o WhatsApp e melhorar as vendas. Confira!
1. Opte por listas de transmissão e mantenha o contato direto com o cliente, mas sempre pedindo autorização antes.
2. Não exagere no número de mensagens, a melhor opção é enviar conteúdos relevantes ao cliente, que gerem interesse ao púbilco. Se organize com um cronograma de envio de mensagens.
3. Disponibilize o número do WhatsApp aos clientes nas demais redes sociais e na loja (física ou virtual).
4. O WhatsApp ainda ajuda na entrega de pedidos e, também, para dar suporte ao cliente, passando informações e solucionando dúvidas.
5. Ainda há opção de criar uma campanha de vendas exclusivas por WhatsApp, o que consolida a relação com o cliente e pode atrair novos.
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