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Capixabas elegem WhatsApp para aumentar as vendas pela internet

O aplicativo é usado por 90% dos empreendedores que escolheram as redes sociais para fortalecer as vendas.
Por Maurílio Mendonça e Camila Soares
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Nove de dez empreendedores capixabas que ingressaram nas vendas online escolheram o WhatsApp como principal ferramenta. A plataforma divide espaço com o Instagram e o Facebook entre as redes sociais mais usadas. E tem mais: 83% dos entrevistados já aderiram ao Pix para realizar as vendas.

“Os consumidores estão nas redes sociais. Logo, todas as ferramentas, quando bem usadas, podem trazer benefícios para o empreendedor. Quando ele consegue entender em quais redes estão concentrados os clientes, e também as funcionalidades de cada rede, é possível definir campanhas e trabalhar de maneira segmentada, alcançando com mais facilidades aquelas pessoas que se converterão em vendas”, avalia a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.

A aceitação pelas vendas online iniciou com as necessidades apresentadas a partir da pandemia. Os períodos de isolamento social, associadas às medidas de prevenção e proteção ao coronavírus, transformaram a internet como única alternativa possível para muitos empreendedores.

Segundo a Pesquisa de Impactos da Pandemia nos Pequenos Negócios, apenas 42% dos empreendedores utilizavam essas ferramentas antes de 2020. Recentemente, esse número saltou para 69%.

“Os empreendedores precisaram aprender de forma rápida a utilizar as ferramentas digitais e, com o passar dos meses, entenderam que além de manterem os clientes, podiam ampliar os seus alcances. A pandemia acelerou este processo e fez muitos empreendedores se capacitarem para atender e vender de forma mais adequada”, pontua a analista.

Para melhor contribuir no uso da ferramenta, o Sebrae/ES aponta cinco dicas de como aproveitar o WhatsApp e melhorar as vendas. Confira!

1. Opte por listas de transmissão e mantenha o contato direto com o cliente, mas sempre pedindo autorização antes.

2. Não exagere no número de mensagens, a melhor opção é enviar conteúdos relevantes ao cliente, que gerem interesse ao púbilco. Se organize com um cronograma de envio de mensagens.

3. Disponibilize o número do WhatsApp aos clientes nas demais redes sociais e na loja (física ou virtual).

4. O WhatsApp ainda ajuda na entrega de pedidos e, também, para dar suporte ao cliente, passando informações e solucionando dúvidas.

5. Ainda há opção de criar uma campanha de vendas exclusivas por WhatsApp, o que consolida a relação com o cliente e pode atrair novos.

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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

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Mirela Adams: (27) 99277-5678 / [email protected]

Camila Soares: (27) 99709-4277 / [email protected]

Maurílio Mendonça: (27) 99932-1181 / [email protected]

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INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

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