ASN ES Atualização
Compartilhe

ESX 2024 termina com mais de 20 mil visitantes nos três dias de evento

Terceiro dia do ESX fecha evento com discussões sobre inclusão, democratização e diversidade
Por Ludmila de Azevedo
ASN ES Atualização
Compartilhe

Neste domingo, 16 de junho, aconteceu o terceiro dia do Espírito Santo Innovation Experience, o ESX, maior evento de inovação do estado. Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do governo do Estado e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), O evento recebeu mais de 20 mil visitantes nos três dias, teve mais de 200 startups expondo seus serviços e diversas palestras e painéis de informação.

“Chegamos ao final do ESX 2024 e a palavra que temos é obrigado! Milhares de pessoas pela nossa Cidade da Inovação nos três dias do evento, houve muitas conexões, contatos e a realização de muitos negócios. Nós do Sebrae, MCI e todos os patrocinadores só temos a agradecer a quem passou por aqui, e àqueles que não puderam, espero vocês no ESX 2025”, agradeceu Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ES.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, acrescentou que a edição deste ano foi marcada por novidades. “Tivemos rodadas de negócios e rodadas tecnológicas dando oportunidades de parcerias para as startups e espaços especiais tratando de inclusão e sustentabilidade. Reunimos em uma praça pública, por meio de um evento gratuito, grandes empresas, startups, pessoas que estão começando a empreender e aqueles que têm interesse em inovação, mostrando que esse assunto é para todos.”, completou o superintendente.

Mais de 200 startups expuseram seus produtos e participaram de negociações

Empreendedorismo social, diversidade e inclusão
No último dia de evento, uma das principais pautas foi o empreendedorismo social com olhar para a diversidade.

O fundador da Central Única de Favelas (Cufa) e CEO do Favela Holding, Celso Athayde, falou sobre “Empreendedorismo Social: Como promover inovação com impacto social e econômico” na Arena do Conhecimento. Em sua fala, ele esclareceu que inovação não é apenas sobre tecnologia, mas sobre encontrar soluções para dores de uma comunidade.

Celso Athayde falou sobre geração de oportunidades de negócios nas favelas

“Inovação é a forma com que eu crio uma narrativa na favela para as pessoas deixarem de ser figurantes, serem protagonistas. Aos poucos, passamos a ser vistos também como potência, como consumidores dos serviços. Mas a favela ainda não sabe seu próprio valor como movimentadora de dinheiro. O grande desafio é fazer gestão do que estamos consumindo e, por isso, estamos desenvolvendo negócios criados pela favela para o povo da favela”, ressaltou. Esses negócios inovadores fazem parte do Favela Holding, com iniciativas como um banco digital voltado a essas comunidades e um centro de estatísticas para registrar a presença daquela população e colocá-la no mapa.

A palestra de Celso teve convidados especiais nas primeiras fileiras: membros de comunidades no Espírito Santo e beneficiários do projeto Empreender para Transformar do Sebrae/ES, que fortalece negócios já em atividade em morros e comunidades.

“Somos do Instituto Mão na Massa, também trabalhamos com banco comunitário e turismo de base comunitária, e é uma satisfação imensa assistir ao Celso falando para o nosso público, incluindo a nossa comunidade. Temos o desejo de aprender com a Cufa para replicar esse trabalho e esses empreendimentos aqui no Espírito Santo”, disse Fernanda Pereira, presidente do Instituto que fica no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória.

Liderança de base da Cufa no Espírito Santo, Rosana Lima considerou o momento inspirador para a organização comunitária no estado. “Na favela a gente tem grandes equipes. O que está faltando é a gente se organizar. Celso é uma grande inspiração nesse sentido, para entender que é possível e que somos capazes. Hoje, a grande maioria dos jovens de favela está nessa situação de violência, terminam se perdendo, e precisamos levar boas iniciativas para essas comunidades”, comentou.

No Palco Rocket, o Senac apresentou o case “Inovação Social: Transformando Vidas com o Ser Senac”, com a educação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade. Participaram o diretor regional do Senac/ES, Richardson Schmittel, o gestor do Desenvolvimento Educacional e Social do Senac/ES, Rômulo Gomes, a Promotora de Justiça no Estado do ES e Coordenadora do GAESFO, Graziela Argenta e o secretário estadual de Justiça, Rafael Salaroli.

“O Senac é pioneiro no Brasil e já transformou muitas vidas. Mas ao nos aprofundarmos no poder transformador da educação, a gente percebe que precisa ter um olhar social. A gente precisa ver exatamente como que essa educação chega até quem mais precisa. Há camadas muito vulneráveis em que é difícil atuarmos sozinhos, temos pessoas em situação de rua, privadas de liberdade… A Justiça tem que se aliar às instituições como o Senac, que podem dar esse apoio para que essas pessoas tenham uma nova chance de se capacitarem e retornarem para a sociedade”, afirmou a promotora Graziela Argenta.

Acessibilidade
O espaço do evento teve acessibilidade para pessoas com deficiência motora, sem degraus e com espaço para a locomoção de cadeiras de rodas e tradutores de Língua Brasileira dos Sinais (Libras) em todos os painéis. Além disso, o espaço Multissensorial representou um ambiente de descompressão para pessoas no espectro autista, com silêncio, luzes baixas e oportunidade de descanso. E grande parte dos palestrantes e painelistas aderiu à autodescrição, descrevendo suas características físicas e como estão vestidos para as pessoas com deficiência visual.

O ESX é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com patrocínio master do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Vale; patrocínio ouro da Petrobras e Governo Federal; patrocínio prata da ArcelorMittal, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); patrocínio bronze da Prefeitura de Vitória e Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); e patrocínio Café do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob); Caixa e Governo Federal. O evento tem ainda como apoiadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), a Suzano e a EDP.

Chat ESX é criado com exclusividade para o evento
Com uma programação robusta e inúmeras opções de conteúdo, o Sebrae/ES preparou uma ferramenta inédita para manter os participantes atualizados: o Chat ESX. O chat pode ser acessado aqui: cliente.sebraees.com.br/chatesx

O Chat ESX reúne tudo o que aconteceu, com informações sobre todos os espaços, expositores, palestrantes e startups.

ESX 2024 é primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES
O ESX 2024 espelha a jornada do Sebrae/ES no aprimoramento dos eixos ESG. No âmbito ambiental, foi o primeiro evento carbono neutro da entidade, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca, que emitiu certificados de rastreabilidade. Houve gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental. Já no aspecto Social, o evento contou com acessibilidade aos participantes. Quanto à Governança, a realização do evento é transparente e oferece canais diretos à Ouvidoria, além de contar com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade da entidade.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Érica Souza: (27) 99784-2546/ [email protected]

Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]

INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência.

  • acessibilidade
  • carbono zero
  • ESX 2024
  • inclusão
  • Inovação
  • Startups
  • sustentabilidade